domingo, 22 de fevereiro de 2009

Um final feliz

O livro de hoje é Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Esse é um clássico inglês de fins do século XVIII, mas que, pelo menos para mim, não tem muito da dificuldade "vocabular", por assim dizer, de se ler livros de séculos passados. O texto é fácil, tranquilo, e no fundo, é uma história que você começa a ler já sabendo o final. Mas, provavelmente, foi um livro muito corajoso para época, pois conta um pouco da vida das irmãs Bennet, principalmente das duas mais velhas, Jane e Elizabeth, as mais sensatas entre cinco irmãs criadas por uma mãe com constantes problemas de "nervos" e cuja maior preocupação era casar as filhas.
A história começa com a chegada de Mr. Bingley e seu amigo Mr. Darcy ao pequeno povoado rural de Longborn, onde a família reside. A partir de então, a mãe, Mrs Bennet, quer que o rico senhor que é novo proprietário das terras vizinhas das suas, case-se com alguma de suas filhas. Enquanto Mr. Bingley cai no gosto da família, Mr. Darcy é visto como extremamente orgulhoso.
Depois de um tempo, Mr Darcy se apaixona por Elisabeth, mas não é fácil para ele esquecer os preconceitos contra uma família não muito bem vista na sociedade e ao mesmo tempo demonstrar a Elizabeth que o amor por ela fora capaz de modificar a sua maneira de agir. A autora, ao mesmo tempo que cria personagens como a ingênua Jane e a insensata - para dizer o mínimo Lidya, faz de Mr Darcy e Elizabeth, criações tão reais, que o leitor, ao mesmo tempo que se espanta com a lucidez racional dela, vê seu lado mais créduulo e ao, mesmo tempo que vêm em Darcy uma pessoa orgulhosa é capaz de reconhecer nele inúmeros defeitos. Mesmo tendo final previsível, Orgulho e Preconceito tem, acima de qualquer coisa, algo que torna os seus protagonistas seres mais que comuns.
Fica a dica para os curiosos e preguiçosos.. rsrs.. do filme, mas vale dizer que como toda adaptação literária, é pouco aquém do que geralmente se espera

Um comentário: